22 de Maio Dia Internacional da Biodiversidade

Biodiversidade : Está por toda parte, em terra firme ou dentro d’água, desde os topo das montanhas ao fundo dos oceanos, numa magnífica profusão de seres vivos e ambientes que é quase impossível mensurar. Ela é usada também como referência à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.
De acordo com o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, a biodiversidade pode ser definida como: a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.”

Principais causas da perda da Biodiversidade: 


- Destruição e diminuição dos hábitats naturais;

- Introdução de espécies exóticas e invasoras;
- Exploração excessiva de espécies animais e vegetais;
- Caça e pesca sem critérios;
- Tráfico da fauna e flora silvestres;
- Poluição do solo, água e atmosfera;
- Ampliação desordenada das fronteiras agropecuárias dentro de áreas nativas;

- Mudanças climáticas e aquecimento global.




Consequência da perda de Biodiversidade:

Populações humanas sofrerão uma queda significativa da qualidade de vida, que refletirá diretamente em pontos como o suprimento de alimentos e manutenção da saúde, a vulnerabilidade a desastres naturais, redução e restrição do uso de energia, diminuição da oferta e distribuição irregular de água potável, aumento de doenças e epidemias, instabilidade social, política e econômica, entre outros.

A biodiversidade pode ser dividida em três níveis:

1) Genética: é a variação dos genes dentro das próprias espécies — engloba as populações inseridas em uma mesma espécie ou a variação genética de uma população.
2) De espécies: é a variedade de espécies existentes em uma determinada região ou bioma.
3) Diversidade de ecossistemas: é uma categoria difícil de ser definida e medida, pois as fronteiras das comunidades, das associações entre os seres vivos e dos ecossistemas não estão bem definidas. Mas pode-se dizer que ela diz respeito ao número de diferentes tipos de vegetação, paisagens, biomas, etc.

Você deve estar se perguntando, Como eu uma única pessoa posso "salvar"o planeta!!!

É simples vai ai dez dicas para preservar o meio ambiente:
  1. Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.
  2. Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.
  3. Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal.
  4. Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráficos de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.
  5. Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclavél é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.
  6. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
  7. Reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.
  8. Reduza o consumo de energia elétrica: Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.
  9. Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.
  10. Compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.

"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."
( Monteiro Lobato )


Fonte: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/conven%C3%A7%C3%A3o-da-diversidade-biol%C3%B3gica
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-biodiversidade.htm
http://www.educacional.com.br/reportagens/biodiversidade/perda.asp
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/10-dicas-importantes-para-preservar-meio-ambiente.htm

Contato :http://www.ambitoengenharia.com 
Email : contato@ambitoengenharia.com
Telefone: 65 3682-1696

Comentários