HORTA NA ESCOLA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE


A Âmbito Engenharia e Soluções Ambientais em parceria com a Amazônia Engenharia e Consultoria Ambiental, apresentaram na ultima semana ao secretario de educação de Várzea Grande Silvio Fidelis, uma nova metodologia para o programa HORTA NA ESCOLA inovação e sustentabilidade.


A metodologia apresentada foi a Aquapônia que consiste na produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes, ocorrendo uma verdadeira simbiose entre as espécies.
         
"Estamos cientes que se não podemos mudar todo o planeta, pelo menos queremos interferir positivamente em nosso ambiente mais próximo, assumindo o papel de educador, agentes pela promoção de convivência mais saudável, comprometida com o bem estar de todos". Afirma o Engenheiro Ambiental Tiago Silva - Diretor da Âmbito engenharia

O Programa visa montar uma horta escolar como eixo gerador com grupos de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, ampliando o contato com o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade dentro e fora da escola. Proporcionando assim, tanto aos alunos quanto aos pais, a construírem conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada e saudável em sua própria residencia e espaço reduzido.



O programa potencializará a busca de atividades preliminares consistindo de uma forma ou de outra, integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos, Proporcionando possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

"Precisamos mostrar caminhos aos alunos para despertarem sobre  o importante papel estratégico que devem desempenhar na construção de um mundo sustentável". relata  Adriano Gomes Engenheiro Ambiental da Amazônia Engenharia

A horta irá trazer benefícios à saúde das crianças na escola alem de ser um excelente recurso pedagógico. Destaca-se o papel fundamental da participação direta das crianças em todo o processo de plantio das hortaliças até a obtenção de pratos saborosos, que devido a sua facilidade de preparo podem ser feitos em casa ou na escola. Além disso, essas ações visam integrar a horta com o cotidiano da criança na escola e em casa.

O projeto agora parte para a segunda etapa, onde sera feita a escolha da escola para implantação do Projeto Piloto.

A instalação e manutenção do programa não acarretará nenhum custo a Prefeitura ou escola contemplada. 




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