A Âmbito Engenharia e Soluções Ambientais em parceria com a Amazônia Engenharia e Consultoria Ambiental, apresentaram na ultima semana ao secretario de educação de Várzea Grande Silvio Fidelis, uma nova metodologia para o programa HORTA NA ESCOLA inovação e sustentabilidade.
A metodologia apresentada foi a Aquapônia que consiste na produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente
verduras e legumes, ocorrendo uma verdadeira simbiose entre as espécies.
"Estamos cientes que se não podemos mudar todo o
planeta, pelo menos queremos interferir positivamente em nosso ambiente mais
próximo, assumindo o papel de educador, agentes pela promoção de convivência
mais saudável, comprometida com o bem estar de todos". Afirma o Engenheiro Ambiental Tiago Silva - Diretor da Âmbito engenharia
O Programa visa montar uma horta escolar como eixo gerador com grupos de
alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, ampliando o contato com o
meio ambiente e garantindo a sustentabilidade dentro e fora da escola.
Proporcionando assim, tanto aos alunos quanto aos pais, a construírem
conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e
consumir os alimentos de forma adequada e saudável em sua própria residencia e espaço reduzido.
O programa potencializará a busca de atividades
preliminares consistindo de uma forma ou de outra, integrar as diversas fontes
e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de
observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e
educandos envolvidos, Proporcionando possibilidades para o
desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando
a multiplicidade das formas de aprender.
"Precisamos mostrar caminhos aos alunos para despertarem sobre o importante papel estratégico que devem
desempenhar na construção de um mundo sustentável". relata Adriano Gomes Engenheiro Ambiental da Amazônia Engenharia
A horta irá trazer benefícios à saúde
das crianças na escola alem de ser um excelente recurso pedagógico. Destaca-se o papel fundamental da participação direta das crianças em todo o
processo de plantio das hortaliças até a obtenção de pratos saborosos, que
devido a sua facilidade de preparo podem ser feitos em casa ou na escola. Além
disso, essas ações visam integrar a horta com o cotidiano da criança na escola
e em casa.
O projeto agora parte para a segunda etapa, onde sera feita a escolha da escola para implantação do Projeto Piloto.
A instalação e manutenção do programa não acarretará nenhum custo a Prefeitura ou escola contemplada.
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