BIOENGENHARIA DE SOLOS

Bioengenharia é nada mais que a compreensão da engenharia civil, agronomia e biologia de maneira que seja exata o ato de estabilizar as camadas superficiais dos solos sob ações erosivas das águas e de deslizamentos. 
Então Bioengenharia é uma utilização de materiais provenientes de plantas vivas e mortas, e técnicas flexíveis de engenharia para mitigar problemas ambientais, tais como encostas erodidas e desestabilizadas, margens de rios, sistemas de trilhas, aterros sanitários, áreas mineradas entre outras. Ao contrário de outras tecnologias, nas quais as plantas são meramente um componente estético do projeto, nos Sistemas de bioengenharia as plantas são um dos componentes mais importante.
Por volta do século XVI, técnicas de Bioengenharia do solo estavam sendo utilizadas e sistematizadas por toda Europa, a partir dos Alpes em direção ao Mar Báltico e para oeste, na direção das Ilhas Britânicas.
Geralmente as abordagens da Bioengenharia utilizam materiais disponíveis localmente e um mínimo de equipamentos pesados,podendo oferecer uma forma barata de resolver os problemas ambientais locais.
Uso da Bioengenharia de Solos consiste em:
Conceitos Básicos da Bioengenharia
Conhecendo-se o clima e a vegetação de uma área é possível prever a natureza dos solos.Entretanto,há muitas exceções resultantes de diferenças nos materiais de origem, drenagem, declividade e tempo que o solo ficou exposto a essas condições ambientais.
Os projetos exigem mais do que a avaliação e as medidas do local. Devem considerar a história natural e a evolução,bem como os usos sociais e culturais da área circunvizinha.
Métodos Biotécnicos
A grande  variedade de métodos de Bioengenharia pode ser classificadas de acordo com a finalidade, o material ou características da construção. Entretanto nem sempre é fácil distinguir esses diferentes grupos de métodos e estratégias biotécnicas. O material utilizado e a finalidade da estrutura permitem que as técnicas sejam classificadas como se segue:
  1. Métodos de proteção da superfície (métodos de cobertura);
  2. Métodos de estabilização usando materiais vivos;
  3. Métodos que combinam materiais vivos e inertes;
  4. Métodos suplementos;
  5. Estruturas de apoio que utilizam materiais inertes.
Os métodos de cobertura (1) são utilizados antes de mais nada para fornecer uma proteção superficial rápida para a conservação do solo.
As estruturas que consistem somente de materiais vivos (2) podem melhorar a estabilidade das encostas e evitar a erosão. Sob condições menos favoráveis, as estruturas de apoio com materiais inertes (3) podem ser necessárias para melhorar as construções feitas de materiais vivos (4) .
Sob condições extremas (solo desfavorável e condições climáticas adversas) ou se um local necessita de estabilização antes que as plantas vivas possam ser utilizadas, materiais como madeira,concreto, pedras e galhos secos podem ser usados como construções de apoio. Em locais muito úmidos ou em áreas de drenagem de difícil acesso, os métodos biotécnicos podem auxiliar ou mesmo substituir outros métodos. Os sistemas de drenagem biotécnicos agem através da diminuição da poropressão, evitando, portanto, a saturação dos solos e impedindo a erosão interna. Os métodos suplementares (5) são específicos e eficientes na promoção da emergência da vegetação clímax (por exemplo, o plantio de árvores ou técnicas de melhoramento do solo).
Vantagens Dos Métodos Biotécnicos 
Em comparação das técnicas tradicionais de engenharia,os benefícios não-técnicos que as plantas oferecem geralmente são enfatizados,junto com as vantagens técnicas normais. Podem ser descritos os benefício dos métodos de Bioengenharia e, quatro grupos gerais:
  1. Vantagens Técnicas: 
  •  proteção contra erosão superficial
  • aumento na estabilidade das encostas através de reforço e drenagem do solo pelas raízes
  • proteção contra a queda de rochas
  • proteção contra vento
2. Vantagens ecológicas:
  • regulação da umidade e temperatura próximas à superfície,criando condições ideais para o desenvolvimento vegetal
  • aperfeiçoamento do regime hídrico do solo através de interceptação, evapotranspiração e armazenamento
  • melhoramento da estrutura do solo e formação de um horizonte superior
  • criação e provisão de habitats para fauna e flora locais
  • utilização de materiais biodegradáveis
3. Vantagens econômicas:
  • redução de custos de construção e manutenção
  • criação de áreas agricultáveis e de lazer
4. Vantagens estéticas:
  • as estruturas se integram à paisagem
  • redução de poluição visual
  • a paisagem se torna mais atraente
Essas vantagens dão às técnicas de Bioengenharia uma importância considerável na restauração e conservação de encostas e margens de cursos e corpos d'água.
Portanto, a integração de técnicas apresentadas aqui trás a sociedade a possibilidade de estabilização de erosões de forma mais natural possível, isto é, ecologicamente correto. 
Contudo os projetos de Bioengenharia têm a intenção de acelerar a recuperação do local atingindo através da imitação ou aceleração do que está acontecendo naturalmente.

Fonte: A689g  Araujo, Gustavo Henrique de Sousa
                             Gestão ambiental de áreas degradadas/Gustavo Henrique de Sousa
                      Araujo, Josimar Ribeiro de Almeida, Antonio José Teixeira Guerra.  -------
                      Rio de Janeiro:Bertrand Brasil,2005.
                      320p.

O Grupo Âmbito Engenharia possui profissionais especializados em Bioengenharia, onde nos atentamos às ações sustentáveis que visam proporcionar a melhor qualidade de vida ao ser humano e proteger o meio ambiente. 

Entre em contato conosco e saiba como nossos serviços ambientais podem trazer benefícios à sociedade!
Email : contato@ambitoengenharia.com
Telefone: 65 3682-1696

Comentários